À Caça! – O Estranho

Telecinese, telepatia e precognição são poderes característicos de personagens Estranhos. Esses poderes comumente não têm uma fonte clara. Podem ser um lado sombrio que se manifesta algumas vezes em comportamentos assustadores ou até mesmo um patrono desconhecido.

Pré-requisitos:

Aspecto problema: descreva seu lado sombrio. Você tem um patrono que o controla de alguma forma? É tomado impulsos que crescem no seu subconsciente? Seu lado sombrio pode envolver características como violência, depressão, luxúria, culpa, sem alma, algum vício, alterações de humor, autodestruição, pouco autocontrole, desejo de poder, alucinações, paranoia, etc.

Efeito: Gaste um ponto de destino para realizar uma ação a distância de, no máximo, duas zonas. Você o faz utilizando telepatia, telecinese ou qualquer efeito similar que justifique essa capacidade.

Visão

Você vê espíritos e correntes mágicas como quem vê luz visível. Informações do tipo “sim ou não” (existe ou não espíritos aqui? Foram feitas ou não mágicas por aqui?) não precisam de testes. Para informações mais precisas, você pode usar Percepção.

Premonições

Seu personagem pode usar Percepção para defender-se de ataques prevendo-os.

Sintonizar

Você pode pagar um ponto de destino e rolar Vontade contra a Vontade de um alvo não humano. No caso de um sucesso, você poderá descobrir um aspecto sobre o alvo, desde características principais a localização exata. Se for um sucesso com estilo, você perceberá o aspecto conceito ou alguma façanha que tenha. Se não tiver puder ver seu alvo, poderá fazer a distância desde que tenha tido físico com ele pelo menos uma vez.

Poder mental

Como o ritual místico do Místico, o jogador escolhe como é aquela façanha de acordo com as regras de criação de Façanhas do Fate Básico:

  • +1 a uma perícia em uma situação restrita, inclusive em combate;
  • +2 a uma perícia em situação restrita, fora de combate;
  • Causa 2 tensões adicionais de dano através de uma Perícia utilizada de maneira específica;
  • Causa 1 tensão de dano adicional;
  • Reduz a penalidade de uma Perícia em 2 pontos em uma situação específica;
  • Aumenta em 2 o número de Zonas que o personagem pode se mover com uma ação;
  • Permite usar uma perícia para fazer uma ação que não é comum àquela perícia.

Isso pode envolver telepatia, psicocinese (movimentar objetos com a mente ou mesmo atacar inimigos em conflitos), precognição, etc. A seção de poderes do Venture City tem muitas sugestões.

Efeitos Especiais

O próximo passo na criação do poder é a escolha de 2 Efeitos Especiais. Eles serão o tempero que o poder terá quando conseguir um sucesso com estilo. Advindos da revista publicada aqui pelo Conexão Fate e somados com os exemplos do Monstro da Semana, os efeitos especiais possíveis são:

  • Mísseis de maldição: divida sua rolagem entre duas ações diferentes mas relacionadas, ganhando +1 em cada uma;
  • Explosão: todos os personagens, aliados ou não, que estejam em uma zona são afetados com uma redução de 2 no resultado (uma rolagem de 5 resulta em um efeito de 3 em todos da zona);
  • Jato ou cone: move o alvo em até duas zonas;
  • Criar impulso: cria um Impulso no alvo de acordo com o conceito da magia. Escolha qual condição na hora de pegar este efeito. Pode ser escolhido mais de uma vez para diferentes condições.
  • Velocidade: você move duas zonas;
  • Recuperação: você recupera todo o estresse físico ou mental (escolha um);
  • Força bruta: ganhe 1 de tensão depois que for bem sucedido no ataque;.
  • Tipo de dano: adicione um tipo de dano além do tipo mental;

Custo

Pense em mídias como jogos e filmes. Quais problemas que os personagens estranhos têm graças a seus poderes? Enxaquecas terríveis? Fome exagerada? Estado cataléptico de dias? Crie um aspecto que represente esse custo ou consequências por ter aquele tipo de poder. 

Exemplos:

Telecinese: você pode mover objetos pequenos, tanto na sua quanto em zonas adjacentes, sem tocá-los fisicamente. Além disso, se puder arremessar objetos dessa forma, você pode atacar, usando Vontade, inimigos na sua própria zona. Efeitos especiais: força bruta e explosão. Custo: dor de cabeça horrível.

Telepatia: Escolha, para cada façanha, uma perícia entre Empatia, Investigação ou Percepção. Você pode utilizá-las para captar informações das mentes das pessoas na sua zona ou naquelas adjacentes a você. Se o alvo sabe o que você está tentando fazer, ele pode resistir com Vontade. Empatia descobre sentimentos e emoções, Investigação é utilizada para penetrar memórias e pensamentos profundos e Percepção capta pensamentos superficiais e detecta mentes estranhas. Você pode também projetar palavras na mente desses alvos. Efeito especial: cria impulso e explosão. Custo: transe cataléptico.

 

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