Terra Devastada para Fate

Olá fateanos!!! Alguns meses atrás eu me senti motivado por histórias de sobrevivência e terror. Pra ajudar nesse sentido, eu estava com o livro Terra Devastadaque você pode adquirir no site da editora Retropunk — para ler e consegui um segundo grupo pra narrar e jogar. Então pensei: seria possível usar elementos de Terra Devastada no Fate? Será que o Fate traria a mesma experiência de jogo? Vou deixar aqui, como alterei as regras para simular esse jogo incrível com o Fate.

Criando Personagens

Algumas alterações foram necessárias para essa adaptação do Fate. Uma dela está na criação dos personagens. Pra começar, os personagens terão apenas 1 ponto de Recarga, 1 Caixa de Estresse Físico, 2 Caixas de Estresse Mental e as Consequências continuam como normais, com 3 caixas.

Não usaremos perícias ou abordagens. Todos os personagens serão construídos apenas com aspectos. Serão 10 aspectos no total, incluindo o conceito e a dificuldade. Talvez você pergunte: porque usar apenas aspectos? De certa forma, estamos fazendo uma adaptação do sistema Acepção, e lá, os personagens são construídos com aspectos, o que, no sistema, são chamados de Caraterísticas e Condições.

No Ferramentas do Sistema, há a opção de jogar apenas com aspectos (pág. 18) e isso facilitou, até para futuras adaptações. Quanto às Façanhas, será apenas uma, com direito de abdicar da recarga para uma Façanha extra. A Façanha pode seguir a regra de favorecer uma das quatro ações e ser pertinente a alguma situação especifica. Por exemplo, “Recebo +2 em Criar Vantagem quando estou em locais altos, com boa visualização do terreno” ou “Recebo +2 quando ataco com uma AK-47“.

Criação de Personagem Rápida:
1 ponto de Recarga
1 Caixa de Estresse Físico
2 caixas de Estresse Mental
3 caixas de Consequências
10 Aspectos – incluindo Conceito e dificuldade
1 Façanha – caso queira duas Façanhas, terá que investir 1 ponto de Recarga

Rolagens e Resoluções

As queatro ações continuam iguais, no entanto, a forma de realizar as rolagens será diferente. Cada Aspecto tem o valor de +1. Então o jogador usará os aspectos relevantes a ação pretendida. Os teste contra outros personagens se mantém da mesma forma, bem como os testes contras dificuldades passivas.

Berry tem os aspectos Sei arrombar carros; Piloto de fuga; Mecânico nas horas vagas e o Conceito Contrabandista de carros roubados. Caso ele queira arrombar um carro para fugir de uma horda de zumbis, ele pode usar o conceito e os aspectos “Sei arrombar carros”, jogando 4dF+2.

Caso queira dirigir de forma perigosa durante uma fuga pela cidade, ou de uma perseguição, ele poderá usar o Conceito e o aspectos “Piloto de fuga”.

Dessa forma, o jogador deve pensar em uma maneira coerente e criativa para usar seus aspectos na rolagem. Invocar e Forçar aspectos funcionam iguais.

Tensões e Armas

Caso queira deixar o jogo mortal, é possível usar a regra de tensão para armas e armaduras (Fate Básico p. 253). Armas leves causam de +1 ou +2, armas medias causam +3 e pesadas +4 ou +5. Essa tensão adicional das armas é adicionada ao calculo de tensão depois de verificar a diferença entre as jogadas de ataque e defesa.

Caso não deseje usar essa regra, as armas funcionam como forma de permissão para realizar ações de ataque, ou seja, para esfaquear alguém, é necessário ter uma faca ou outra arma em seu equipamento.

Inventário

Uma forma de manter a tensão entre os jogadores é abusar dos aspectos de medo ou distúrbios, causando estresse ou consequências mentais, bem como da falta de recursos. O inventário são equipamentos e itens que os personagens carregam. A sugestão é que os narradores peçam aos jogadores para anotarem tudo, e o narrador deve deixar claro que a sobrevivência é muito importante. Abuse da escassez de suprimentos — munição, comida, água, itens de primeiros socorros, etc.

Marcos

Os Marcos que permitem alterar Perícias na pirâmide serão alterados para Aspectos. Bem simples. Os Marcos que permitem o acesso a novas Perícias ou que melhoram o nível de um Perícia existente, autorizam o jogador a incluir um novo Aspecto na lista. Isso também vale para os Pontos de Recarga, que vão funcionar da mesma forma.

Regra Alternativa para Resolução de Conflitos

O sistema Acepção usa uma mecânica singular de resolução de conflitos, onde todos os resultados das ações acontecem conforme foi descrito pelo jogador ou narrador. Ou seja, o jogador obteve sucesso em um teste? O desenrolar da ação ocorre conforme é descrito por ele.

Um personagem está em um tiroteio contra dois PdNs. O jogador anuncia que sua intenção contra um dos alvos é matar e deixar o outro inconsciente, para tirar informações dele depois. Ele faz o teste contra o primeiro alvo e superar o teste do adversário. O alvo morre com um tiro no peito. Depois, faz o segundo teste dizendo quer acertá-lo na perna, pra derrubá-lo. Obtém mais um sucesso e acerta o joelho do segundo alvo com a 38mm.

Quer nocautear o adversário? Basta ter sucesso. Quer arrombar a porta? Basta ter sucesso. Quer pular de uma altura de forma que quebre apenas um braço no lugar de perder a vida? Basta ter sucesso.

Com essa regra os ferimentos serão transformados em Aspectos, mas sem o valor das caixas. E com isso o narrador e os jogadores terão de ser maduros e conversar sobre o que é permitido e o que não é. Tudo isso para não haver problemas durante o jogo.

Então, o que acharam? Deixem seus comentários, sugestões ou reclamações… sei lá! Escrevam pra nós.

Forte abraço, bons jogos e +4 pra todos!

Facebook Comments

2 thoughts on “Terra Devastada para Fate

  1. Você mexeu muito no Fate pra tentar igualar ao Terra Devastada, mesmo TD seja híbrido distante do Fate. Tem umas características que destoa do Fate:
    1) Você trabalha com 10 aspectos de personagens, o limite é 7 e até mesmo esse valor é exagerado, trabalhe com apenas 5, pois novas aspectos poderão ser descobertos!
    2)As suas façanhas trabalham com o mesmo bônus do FAE e nesse tipo de cenário, esse bônus esta alto de mais, trabalhe com um bônus de +1 no máximo.
    3)Valores da caixa de estresses não esta muito condizente com a lógica do seu sistema, eu faria assim: Travaria o valor inicial do número de caixas de estresses a um, para Físico e Mental e para cada aspecto que demonstre alguma relação com Físico ou Mental, elevaria o valor inicial a “+1” caixa.
    4)Pelo que li o seu sistema não faz uso da mecânica padrão Fate de Invocação do aspecto, ou seja, quando o jogador deseja realizar alguma ação na cena, ele verifica os aspectos que fazem parte da ação, aspectos positivos e negativos, somam eles para depois somar ao resultado dos 4DF, isso vai classificar a ação. Eu aconselho você usar a metade do valor das conseqüências, (2,4,6 => [ 1,2,3]), pois elas serão os aspectos negativos visíveis a ação do personagem. Então aquela mecânica de invocações gratuitas morreu, o que existe são aspectos e impulso (duram até a primeira utilização ou podem nem chegar a ser utilizados em vista da narrativa da cena.)
    5)Se você esta seguindo essas minhas orientações então terá que mexer no sistema de evolução do personagem e mesmo que não siga essa instruções, o seu sistema de evolução esta errado, pois não importa você estruture pro personagem ganhar novos aspectos, isso quebra um dos pilares do Fate!! Já imaginou um personagem com 20 aspectos ?? … é injogável !! Dica: Trabalhe com o Fate trabalha => SIMPLIFIQUE !! Em vez de ganhar novos aspectos, aspectos possuem valores ou níveis de “invocação”, sendo que o aspecto principal vale 2 e todos os outros valem 1 (aspectos de personagens, aspectos de cena e impulsos). Como eu faria:
    1) Marco Menor:
    Renomear um aspecto que não seja o conceito de personagem;
    Alterar uma façanha;
    Escolher uma nova façanha (e ajustar sua Recarga, se você já possuir três façanhas);
    2) Marco Significativo:
    Se livrar de uma conseqüência severa que seu personagem possua;
    Ganhar um ponto adicional de recarga;
    3) Marcos Maiores:
    Ganhar um ponto adicional de recarga;

    ** Adquirir uma nova façanha custa 1 ponto de recarga.
    ***Evoluir em um nível o valor atual do aspecto de personagem custa 2 pontos de recarga, lembre-se de respeitar as estrutura de pirâmide quando for elevar o valor do aspecto de personagem.

    1. Sim, mexi muito. Estava jogando terra devastada na época e fiquei mais impregnado com sistema. Por isso dessa alteração pesada. Muito interessante sua forma de abordagem. Ficou até melhor que a que fiz. Mande ela para o Fábio publicar, ajude a divulgar o Fate. Forte
      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *