Simplificando Aspectos: Uma Palavra

Alguns sentem dificuldade em criar Aspectos — que são frases simples que descrevem alguma coisa sobre um personagem, uma situação ou alguma coisa — ou comentam sobre o Fate ser um pouco abstrato — ou seja, em lugar de oferecer uma lista de aspectos pré-estabelecida (assim como as perícias), ele força os participantes a criarem suas próprias ideias. Vamos encontrar uma forma de simplificar e treinar a nossa mente para trabalhar, aos poucos, de forma criativa e rápida.

Aspectos Breves

Durante a criação do personagem ou mesmo nas cenas do jogo, é comum termos de criar aspectos. Talvez nós precisemos explicar porque o personagem é bom em investigar ou porque ele consegue atirar bem. É comum também, durante as cenas, acontecem coisas que criem aspectos de situação. Nesse caso, a frase representa alguma mudança na cena (talvez algo esteja no caminho ou dificultando a visão) e é preciso mostrar isso através de um aspecto. Ainda, há impulsos (que são aspectos que duram apenas uma rodada e depois desaparecem) e as consequências. Sendo assim, para facilitar, podemos criar aspectos de uma única palavra.

Um dos pontos importantes sobre um aspecto é que todos que estão na mesa de jogo entendam o seu significado. Normalmente, uma frase completa transmite melhor o significado de uma situação ou de uma característica do personagem. Porém, se estamos com dificuldade para criar uma frase e queremos ver o jogo andando, podemos escrever uma única palavra e explicar brevemente o que ela significa e ter certeza de que todos entenderam.

Durante a criação de personagem, Alvaro quer um personagem que saiba atirar bem, pois ele é um mercenário. Ele escreve apenas Pistoleiro e explica aos outros jogadores que seu personagem é um mercenário que faz serviços contratados.

É bom que nós, como jogadores ou narradores, darmos sugestões nesse momento. Mas se sentirmos que é algo que vai demorar, então podemos começar a jogar e tente incluir mais uma palavra ou duas depois, durante a partida.

O grupo começa a jogar e assim que o narrador descreve a introdução um dos jogadores olha para Alvaro e diz “porque você não coloca Pistoleiro e mercenário pois identifica bem ele?”. Alvaro acha interessante a sugestão e acrescenta essa informação.

Dessa forma, palavra por palavra, vamos treinando a nossa mente para buscar inspiração nas nossas próprias ideias. O mesmo vale para outros aspectos, como os aspectos de situação. Se há uma neblina que dificulta a visão no local, não é preciso pensar em uma frase complexa. basta escrever Neblina e explicar como está a situação. Se alguém tiver alguma ideia para melhorar esse aspecto ou se mais uma palavra surgir para complementar, ela pode ser adicionada depois. Lembre-se: o mais importante é ter certeza de que todos entenderam o que está acontecendo para aquela palavra está presente ali. Ou seja: o que essa palavra-aspecto significa.

O grupo chega a um pântano, onde devem investigar a cena, pois um corpo foi encontrado. O narrador coloca o aspecto de situação Névoa, pois o local está coberto por nuvens baixas. Depois de pouco tempo o narrador diz que o local tem uma aparência sinistra por causa da névoa e acrescenta mais uma palavra ficando com Névoa sinistraIsso define bem o momento.

Temos feito isso em nossas mesas e os jogadores têm ideias incríveis. Não é difícil, basta ir no seu próprio ritmo.

Bom jogo e +4 a todos

Facebook Comments

Escritor, ilustrador e editor. Criou o Conexão Fate em 2015. Editor e Designer Editorial para a New Order Editora. Editor do Fate Básico e Fate Acelerado. Fundou a Pluma Editora. Criador de Gatos Espaciais. Vive com seus gatos, sua esposa Manu, seus livros infinitos e um coração de contador de histórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *