Exemplo de Combate em Fate/FAE: Wolverine em Fúria (Logan, 2017)

Alguns narradores e jogadores, às vezes, enfrentam dúvidas, sobre como lidar em uma situação de tensão ou mesmo durante um conflito. Pensando nisso, segue abaixo um exemplo que mostra algumas funcionalidades do sistema e como uma cena pode ficar interessante.

Antes de começarmos, assista a essa cena:

Um dos jogadores interpreta Logan enquanto o jogador 2 interpreta a X-23 — os detalhes das fichas dos personagens aparecerão durante o exemplo, para Fate e FAE. Nessa postagem, faremos o exemplos da primeira parte da cena, com a X-23. A cena inicia:

Narrador: vocês veem os soldados correndo atrás das crianças, pela floresta. Algumas delas usam seus poderes para tentar afugentar os perseguidores, mas é em vão — uma das crianças usa o seu sopro gelado e congela o braço de um dos homens que a segura pelo pescoço, mas outro vem e lhe agarra, tapando sua boca. Vocês ouvem um dos homens, em um dos carros militares, que persegue vocês, dizer pelo rádio “vamos, precisamos pegá-las antes que alcancem a fronteira”. O que você faz X-23?

X-23: eu continuo a correr e a gritar para que elas corram o mais rápido que puderem.

Narrador: certo. Você faz isso e algumas delas se espalham. Porém uma delas cai e está quase sendo pega por um soldado quando usa usa seu poder de telecinese para erguer farpas afiadas do chão, criando uma tempestade mortal de restos de gravetos e cascas, destroçando um dos soldados, porém, um homem aparece de surpresa, golpeando-a e tirando sua concentração (o golpe deixou ela atordoada). O que você faz?

X-23: eu estou correndo pra cima dele, muito rápido. Quero tentar pegar ele de surpresa com isso. Vou fazer um teste de Atletismo/Ágil de Criar Vantagem para criar o aspecto Já estou aqui, otário!Vou rolar os dados (obtém um +3, no total).

Narrador: (lança os dados em um teste de Defesa de Atletismo/Cuidadoso, mas o resultado é -1). Você foi bem-sucedida com estilo. Você cria o aspecto Já estou aqui, otário! e tem duas invocações grátis dele. Agora, é a vez do soldado. Ele saca a arma e vai tentar atirar em você. (narrador lança os dado do teste de Ataque com a perícia Atirar/Ágil e obtém +1 no resultado). Como você está muito próxima, faz um teste de Defesa de Atletismo/Cuidadoso, para tentar se sair do disparo.

X-23: (lança os dados e consegue +0, no total). Bem, eu vou gastar um invocação grátis de Já estou aqui, otário!para receber +2 no teste. Como ele tirou +1, já é suficiente para passar.

Narrador: ótimo. Isso foi muito bom. Ele saca a pistola e dispara, o barulho do tiro ecoa pela floresta, mas você já está corpo a corpo com ele e o tiro passa do lado. Foi por pouco. O que você faz?

X-23: vou atacar usando Lutar/Poderoso Bom (+3). Vou rolar os dados (resultado nos dados dá +1). Bem, meu total é +4, mas eu quero realmente pegar esse desgraçado de jeito. Vou gatar a outra invocação grátis de Já estou aqui, otário! e pego o bônus de +2. Isso dá um total de +6. Também, quero ativar minha façanha “Garras Duplas”. Com ela, seu eu for bem-sucedida em um ataque, eu gasto um ponto de destino (toma aqui o ponto de destino, já que eu fui bem-sucedida) e causo uma consequência suave automaticamente — além do dano do ataque. Quero ver ele segurar essa.

Narrador: (lança os dados do teste de Defesa e obtém o resultado final de +5, ou seja, o soldado perdeu por 1 tensão). Bem, o soldado disparou e errou, mas você voa em cima dele, descontrolada pela fúria e acerta o peito dele em cheio. Com um primeiro golpe, você vê que ele já fica à beira da morte (1 de estresse físico causado pelo ataque, mas ele é apenas um PdN sem importância, só tem duas caixas de estresse físico) e depois golpeia ele várias vezes (consequência suave, causada pela ativação da façanha) e ele morre. Ao longe, você ouve um urro de fúria. É Logan, correndo como uma besta pela floresta.

Facebook Comments

Escritor, ilustrador e editor. Criou o Conexão Fate em 2015. Editor e Designer Editorial para a New Order Editora. Editor do Fate Básico e Fate Acelerado. Fundou a Pluma Editora. Criador de Gatos Espaciais. Vive com seus gatos, sua esposa Manu, seus livros infinitos e um coração de contador de histórias.

One thought on “Exemplo de Combate em Fate/FAE: Wolverine em Fúria (Logan, 2017)

  1. Minha experiencia em fate é que ninguém perde tempo criando aspectos. Em vez disso, teria atacado na primeira vez e atacado na segunda. Matematicamente, você tem muito mais chance de matar ele fazendo dois ataques, do que fazendo uma rolagem precisando sucesso apenas para ganha +2 na próxima rolagem.

    Só vale a pena criar vantagem se você tiver muito abaixo no poder contra o oponente, por exemplo contra algum Boss. Normalmente o grupo todo faz várias vantagens e um dos personagens faz um super ataque com vários bônus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *