À Caça! – O Estranho

Telecinese, telepatia e precognição são poderes característicos de personagens Estranhos. Esses poderes comumente não tem uma fonte clara. Pode ser um Lado Sombrio que manifesta algumas vezes em comportamentos assustadores ou até mesmo um patrono desconhecido.

Lembre-se: estas façanhas são somente exemplos. Elas fazem parte do hack de Fate chamado “À Caça”. Para mais informações sobre esse hack, clique aqui. Sinta-se livre para criar outras Façanhas com o grupo e a permissão do narrador.

Ao criar um personagem Estranho, descreva no seu aspecto problema seu lado sombrio. Essas coisas podem ser ordens do que quer que concedeu seus poderes ou impulsos que crescem no seu subconsciente. Seu lado sombrio pode envolver características como violência, depressão, luxúria, culpa, sem alma, algum vício, alterações de humor, autodestruição, pouco autocontrole, desejo de poder, alucinações, paranoia, etc.

Praga

Sempre que realizar alguma magia (ver o artigo introdutório para os tipos de magia), você pode escolher os seguintes efeitos além dos normais quando VOCÊ fizer a magia:

  • O alvo contrai uma doença;
  • O alvo imediatamente sofre uma consequência leve;
  • O alvo quebra alguma coisa preciosa ou importante.

Visão

Você vê espíritos e correntes mágicas como quem vê luz visível. Informações do tipo “sim ou não” (existe ou não espíritos aqui? Foram feitas ou não mágicas por aqui?) não precisam de testes. Para informações mais precisas, você pode usar Percepção.

Palpites e Premonições

Ao custo de um ponto de destino, o personagem pode perguntar ao narrador qual é o resultado de uma determinada ação. O narrador é obrigado a responder, mesmo que seja uma resposta vaga.

Uma variação mais instantânea dessa façanha é que seu personagem pode usar Percepção para defender-se de ataques, prevenindo-os.

Sintonizar

Role Força de Vontade contra a Força de Vontade do alvo. No caso de um sucesso, você poderá descobrir um aspecto sobre o monstro, desde características principais a localização exata, normalmente de cena ou situação, ganhando uma evocação grátis. Se for um sucesso com estilo, você perceberá um aspecto conceito ou problema. 

Poder mental

Façanha

Como o ritual místico do Místico, o jogador escolhe como é aquela façanha de acordo com as regras de criação de Façanhas do Fate Básico:

  • +1 a uma perícia em uma situação restrita, inclusive em combate;
  • +2 a uma perícia em situação restrita, fora de combate;
  • Causa 2 tensões adicionais de dano através de uma Perícia utilizada de maneira específica;
  • Causa 1 tensão de dano adicional;
  • Reduz a penalidade de uma Perícia em 2 pontos em uma situação específica;
  • Aumenta em 2 o número de Zonas que o personagem pode se mover com uma ação;
  • Permite usar uma perícia para fazer uma ação que não é comum àquela perícia.

Isso pode envolver telepatia, psicocinese (movimentar objetos com a mente ou mesmo atacar inimigos em conflitos), precognição, etc. A seção de poderes do Venture City tem muitas sugestões.

Efeitos Especiais

O próximo passo na criação do poder é a escolha de 2 Efeitos Especiais. Eles serão o tempero que o poder terá quando for realizado com estilo (ver Fate Básico). Advindos da revista publicada aqui pelo Conexão Fate e somados com os exemplos do Monstro da Semana, os efeitos especiais possíveis são:

  • Mísseis de maldição: divida sua rolagem entre duas ações diferentes mas relacionadas, ganhando +1 em cada uma;
  • Explosão: todos os personagens, aliados ou não, que estejam em uma zona são afetados com uma redução de 2 no resultado (uma rolagem de 5 resulta em um efeito de 3 em todos da zona);
  • Jato ou cone: move o alvo em até duas zonas;
  • Criar impulso: cria um Impulso no alvo de acordo com o conceito da magia. Escolha qual condição na hora de pegar este efeito. Pode ser escolhido mais de uma vez para diferentes condições.
  • Velocidade: você move duas zonas;
  • Recuperação: você recupera todo o estresse físico ou mental (escolha um);
  • Força bruta: ganhe 1 de tensão depois que for bem sucedido no ataque;.
  • Tipo de dano: adicione um tipo de dano além do tipo mental;

Custo

Pense em mídias como jogos e filmes. Quais problemas que os personagens estranhos tem graças a seus poderes? Enxaquecas terríveis? Fome exagerada? Estado cataléptico de dias? Crie um aspecto que represente esse custo ou consequências por ter aquele tipo de poder. 

Exemplos:

Telecinese: você pode mover objetos pequenos tanto na sua quanto em zonas adjacentes e você sem tocá-los fisicamente. Além disso, se puder arremessar objetos dessa forma, você pode atacar usando Vontade inimigos na sua própria zona. Efeitos especiais: força bruta e explosão. Custo: dor de cabeça horrível.

Telepatia: Escolha, para cada façanha, uma perícia entre Empatia, Investigação ou Percepção. Você pode utilizá-las para captar informações das mentes das pessoas na sua zona ou naquelas adjacentes a você. Se o alvo sabe o que você está tentando fazer, ele pode resistir com Vontade. Empatia descobre sentimentos e emoções, Investigação é utilizada para penetrar memórias e pensamentos profundos e Percepção capta pensamentos superficiais e detecta mentes estranhas. Você pode também projetar palavras na mente desses alvos. Efeito especial: cria impulso e explosão. Custo: transe cataléptico.

 

Um comentário em “À Caça! – O Estranho

Deixe uma resposta