Regra: rolagem em grupo

A partir da página 164 do Fate Básico temos algumas regras para ações em grupo e trabalho em equipe. Elas funcionam muito, mas o Fate é um sistema modular, onde muitas possibilidades surgem diante de nossa criatividade. Por isso, vamos ver agora uma nova possibilidade de rolagem em grupo para Fate.

Rolagem em Grupo

Quando um grupo de personagens estiver tentando realizar algo como uma ação em grupo, o Narrador pedirá uma rolagem em grupo. Isso serve para que os personagens que possuem altos valores em uma perícia ou abordagem possam ajudar aqueles que não possuem um valor tão alto.

Para isso, o narrador determina o número alvo da rolagem e todos no grupo realizam o teste normalmente, usando os seus valores de perícia, se possuírem, ou abordagens. Se o jogador não possuir uma perícia em questão, ele lança os dados tendo +0 como base, já que não possui o treinamento necessário. Se ao menos metade do grupo (arredondado pra cima) tiver sucesso no teste, todos no grupo são bem-sucedidos.

Se ao menos um dos participantes obtiver um sucesso com estilo, ele cria um impulso com uma invocação grátis, ou se a rolagem era de uma ação de Criar Vantagem, ele cria um aspecto com duas invocações grátis. Cada membro extra que também obtiver sucesso com estilo não cria novos aspectos ou impulsos, mas adiciona novas invocações grátis ao aspecto ou impulso criado pelo personagem anterior.

Talvez as rolagens em grupo não aconteçam com tanta frequência, e serão mais úteis apenas em situações em que todos os personagens podem se ajudar; numa tentativa de sobrevivência, em busca de mantimentos ou então para tentarem, juntos, passar por um local sem serem vistos. Quando isso acontece, e ao menos metade do grupo é bem-sucedido, os personagens que passaram no teste podem guiar os seus companheiros que estão com dificuldades. No mais, se não encontrar uma forma em que uma rolagem em grupo faça sentido, então os personagens precisam realizar os testes individualmente.

 

Assinatura mensal da Revista Conexão Fate, digital em PDF, EPUB e MOBI e impressa sob demanda! Garanta a sua!

conexao_fate_novo_layout-04

Fábio Silva

Amante de jogos de mesa, violino e jazz. Brinca de escrever e desenhar numa casinha do interior, com sua esposa e muitos gatos (são muitos mesmo).

Deixe uma resposta