Regra da Casa: Contra-ataque e Sucesso com Estilo

Hoje vamos tratar aqui de regrinha para agilizar o combate, e deixar um pouco mais coerente, quando se trata de combate corpo-a-corpo e uma outra regra alternativa para Sucessos com Estilo. Vamos lá então!

Contra-Ataque Usando a Perícia Lutar:

Todos sabem como funciona a regra básica: jogam-se os dados, soma os valores da Perícia Lutar e verifica quem obtêm o maior valor entre dois indivíduos; um atacante e um defensor. Com sucesso da parte do atacante, o valor da subtração das jogadas devem ser marcadas como Estresse ou Consequência no defensor, certo? Bem, na regra alternativa caso o defensor tenha sucesso ele é quem causa Estresse ou Consequência no atacante; funciona como uma espécie de contra ataque.

É bom frisar que isso se encaixa bem com combate utilizando armas brancas ou lutas com socos e chutes, a não ser que o Narrador use em seu cenário o estilo Gun Fu, é possível usar a Perícia Atirar como se estivesse lutando corpo-a-corpo, com essa regra de Contra Ataque. Em ambos os casos aqui, se o Narrador usar a regra de bônus para armas e armaduras, esse bônus é incluso no calculo de verificação de quanto Estresse causou, apenas depois que já foi confirmado os valores de sucesso, seja no ataque ou defesa.

Atacante “A” (Lutar +2) e defensor “B” (lutar +3) estão envolvidos em um combate com facas, cada um usando armaduras +1 na defesa. As Facas fornecem um bônus +1. Atacante “A” obtêm um resultado total de +5 e o defensor “B” +7. Ao realizar o calculo, neste caso, o defensor “B” se defende e realiza um contra ataque +3 (+2 pela substração do ataque; +1 da faca), o atacante “A”, como não foi bem sucedido no seu ataque, marca a caixa de Estresse 2, por causa de sua armadura +1 que subtrai 1 de tensão do contra ataque do defensor B.

Caso o Narrador ache adequado, ele pode transformar o contra ataque em uma façanha.

Novas Façanhas:

Estilo de combate Gun Fu: Essa façanha permite ao usuário usar a Perícia Lutar no lugar de Atirar apenas quando estiver em combate próximo e esteja usando arma de fogo.

Contra-ataque: siga as regras acima, mas com o gasto de um ponto de destino do defensor para realizar o contra-ataque. O defensor pode anunciar o gasto do ponto depois de verificar que obteve sucesso na defesa.

Oportunidade no erro: sigas as regras de contra-ataques, ao invés de gastar o ponto de destino, repasse o ponto de destino ao atacante e acrescente +1 ou +2, à escolha do Narrador, na tensão do contra-ataque.

Regra alternativa para Sucesso com Estilo:

Na ultima vez que narrei usando o Fate percebi não me senti tão confortável com a regra básica de Sucesso com Estilo, e até alguns jogadores também não se sentiram confortáveis com a regra. Com sugestões e testes, chegamos em um acordo.

Em testes contra dificuldades passivas, quando se consegue um +4 nos dados, como Narrador, eu devo considerar fornecer uma boa descrição Narrativa, talvez um aspecto ou, na maioria dos casos, um impulso de +1 (eu não uso o impulso da regra normal atrelado ao aspecto, eu forneço +1 que pode ser usado em qualquer teste). Caso esteja em combate ou em disputa e ocorra um +4 nos dados, o jogador recebe +4 de bônus automático, ou ganha o direito de jogar mais uma vez 4dF.

Ao lança-los novamente, some apenas os resultados positivos nos dados, o que neste segundo caso, torna um pouco mais aleatório o bônus que vária de +0 até +4. Os resultados nulos e negativos são desconsiderados. A escolha entre os benefícios fica a cargo do Narrador.

Pois bem Fateanos, essas são regras alternativas e como todos sabem, qualquer Narrador pode alterar, conforme achar necessário. Bons jogos e +4 pra todos.

www.padrim.com.br/conexaofate

www.apoia.se/conexaofate

Deixe uma resposta