Os Aspectos dos Personagens e o Mundo ao Seu Redor

Ser o narrador de uma partida é algo incrível. É ele quem decido como tudo e todos reagem aos personagens, qual a aparência e condição das coisas ao redor deles. Quando os personagens dos jogadores se aproximam de um soldado que guarda a entrada de um abrigo, é o narrador quem decide se ele está de mal humor e se será simpático, se os adversários dos PJs (personagens dos jogadores) decidem realizar uma emboscada, é o narrador quem pensa sobre os detalhes, se fará sol ou cairá uma tempestade, ou mesmo o que está disponível para venda na barraca da esquina.

Em Fate, há várias ferramentas que auxiliam o narrador nesse sentido; como os aspectos, questões do cenário, PDNs e suas motivações, estruturas de cenas, e muitas outras coisas. Na verdade, há um capítulo inteiro no Fate Básico dedicado a isso (Capítulo 2, Estruturando o Jogo na página 15, além de muitas outras dicas por todo o livro). Mas de antemão, quais dicas podemos ter, de forma rápida, para melhorar a imersão no universo de jogo?

Os aspectos dos personagens podem ajudar a saber como o mundo ao redor deles reage às suas ações. Alguns desses aspectos representam características físicas ou sociais que chamam a atenção para eles, por onde quer que passem. Talvez um aspecto que represente uma fama ou traço marcante faça com que eles sejam reconhecidos, e dependendo da fama que possuem, algumas pessoas podem ser bem generosas, se eles são bem vistos, ou toda uma cidade ou os comerciantes nela, podem ser ríspidos e dificultarem as coisas.

Lembre-se que todo aspecto deve ter uma conotação positiva e negativa, para que possa ser invocado ou forçado. Tanto invocar como forçar são formas de também representar a reação do mundo. Nem sempre um aspecto é invocado para receber um bônus. Em algumas situações, ele pode ser invocado para facilitar as coisas, assim como se força um aspecto para dificultar. Talvez você consiga alguns descontos por ser um Guerreiro valente e honesto e as pessoas que conhecem sua fama podem lhe conceder benefícios.

O que é mais interessante de usar os aspectos dos personagens para guiar a resposta do mundo a eles mesmos, é que eles se ternarão o centro das atenções da aventura, para bom ou para ruim – além de sempre estar adicionando elementos inesperados à história. Confie nas ideias dos jogadores para guiar as cenas e pense como o mundo reagirá a eles, trabalhando a ideia que possa tornar as coisas mais dramáticas e interessantes.

Bom jogo e +4 a todos

Fábio Silva

Amante de jogos de mesa, violino e jazz. Brinca de escrever e desenhar numa casinha do interior, com sua esposa e muitos gatos (são muitos mesmo).

Deixe uma resposta